SISU 2020: Data, Cronograma, Inscrições, Notas de Corte e Resultados

O SISU 2020 é uma plataforma online utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) que visa auxiliar estudantes que querem cursar o Ensino Superior a utilizarem suas notas do ENEM como forma de ingresso. Gostaria de participar do SISU 2020? Confira!

SISU 2020

SISU 2020

Então continue lendo a matéria e saiba tudo sobre o SISU 2020!

SISU 2020

Algumas faculdades aderem ao SISU através da escolha de candidatos para ingresso em seus cursos como uma substituição ao Vestibular.

A dinâmica do SISU 2020 é bem similar ao do PROUNI (Programa Universidade para Todos) e é realizada por turnos. Durante o dia os alunos se inscrevem com base em suas notas do ENEM.

Durante a madrugada, o sistema gera o rancking classificatório e o candidato não pode modificar ou editar nenhum dado na plataforma.

✓ Confira como realizar o pagamento do boleto Educa Mais Brasil 2020

Na manha seguinte o candidato pode consultar sua classificação de acordo com o curso que escolheu. O SISU 2020 também é utilizado por quem quer um Financiamento Estudantil (FIES).


Data e cronograma SISU 2020

Existe um cronograma detalhado das datas de inscrição do SISU 2020 na plataforma do MEC. Disponibilizaremos abaixo as ultimas alterações da plataforma, mas sempre que houver interesse, acesse à pagina para buscar novas datas da prova.

Acompanhe:

  • As inscrições SISU começam no dia 22 de Janeiro e vão até 27 de Janeiro, sem pagamento de taxas.
  • A Nota de Corte, que é, segundo o MEC, “a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso” é divulgada de 22 a 27 de janeiro diariamente.
  • A Chamada Regular, que indica que você foi selecionado e precisa procurar a instituição escolhida, é dia 28 de Janeiro.
  • As matrículas começam a ser realizadas a partir do dia 30 de janeiro até 04 de fevereiro.
  • A Lista de Espera é divulgada dos dias 29 de janeiro a 05 de fevereiro e para saber se seu nome consta nessa lista, é preciso acessar o Portal SISU.

Agora, com o cronograma em mãos, que tal se inscrever para o próximo SISU? Confira o tutorial no próximo tópico.


Inscrição SISU 2020

Para se inscrever no SISU 2020, é preciso realizar os procedimentos no primeiro semestre de 2020. No ano anterior, o candidato deve ter prestado o ENEM (Exame do Ensino Médio) e sua nota na redação não deve ter zerado.

✓ Conheça as vagas para Educa Mais Brasil 2020

Para o cadastro, é necessário informar no sistema o numero de inscrição do ENEM e a senha atual cadastrada no ENEM.

  • Para recuperar o número de inscrição do ENEM do ano anterior acesse aqui;Inscrição SISU 2020
  • Com os dados do ENEM em mãos, você deverá realizar sua inscrição do site oficial do Sistema de Seleção Unificada. (Clique aqui para se inscrever) Inscrição SISU 2020
  • Se for o seu primeiro acesso, é preciso solicitar um numero de cadastro no sistema SSD (Sistema de Segurança Digital). O canal é interativo e cada passo é explicado, conforme gravura abaixo.
  • Após o cadastro, é preciso ir até a opção “fazer inscrição” e escolher duas opções de cursos.
  • Confirme a inscrição e aguarde para saber se está entre os selecionados.

Não se esqueça de sempre averiguar sua página de login para saber informações novas sobre os grupos classificatórios. As vagas são muito concorridas, portanto fique de olho para não perder sua chance!


Notas de corte e resultados

A Nota de Corte, como já foi mencionado, refere-se à menor nota para que o candidato fique entre os potenciais selecionados.

✓ Confira quais os Educa Mais Brasil documentos 2020

Durante o período da inscrição, o SISU calcula diariamente essa nota com base no numero de vagas disponíveis. Dependendo do curso escolhido, a concorrência pode ser maior.

Mas atenção: a Nota de Corte é apenas uma referencia que visa ajudar o estudante a monitorar sua inscrição.

Essa nota não serve como garantia de seleção. O resultado do SISU pode ser consultado no próprio perfil do candidato, na Central de Atendimento MEC pelo numero 0800-616161 ou nas instituições participantes do programa.


Contato SISU

Para saber mais sobre o Sistema de Seleção Unificada 2020, entre em contato com o canal de comunicações MEC nos canais de comunicação listados abaixo:

Em breve, se houver atualizações referentes ao SISU, avisaremos na página!

SISU 2020: Data, Cronograma, Inscrições, Notas de Corte e Resultados
1 votes, average 5 out of 5!