PROUNI 2020: Inscrições, Data, Notas, Lista de Espera e Resultados

Entre os programas criado pelo Governo federal para os interessados no ensino superior, o PROUNI 2020 sempre está entre os mais procurados. Assim como o SISU, ele possui seus procedimentos e regras para inscrição. E por ser diferente dos demais, é preciso acompanhar as novidades do PROUNI 2020.

PROUNI 2020

PROUNI 2020

Sabendo que existe um grande número de novos inscritos a cada ano, reunimos aqui as principais informações sobre a funcionalidade programa. Então é só continuar lendo para saber quando se inscrever e garantir sua vaga no PROUNI 2020.

Sobre o PROUNI

O Programa Universidade para Todos é o nosso famoso PROUNI. Ele é responsável por oferecer bolsas de estudos em universidades privadas que possuem vínculo com o programa. Criado pelo Governo Federal, o intuito do programa é expandir o acesso à educação de ensino superior.

✓ Conheça o Educa Mais Brasil 2020

Com o crescimento de inscritos, mais faculdades passaram a ofertar alguma dessas vagas, para que o programa pudesse se expandir ainda mais. Sendo assim, as opções de cursos pode ser diferentes a cada edição.

Quem pode participar?

Todos os candidatos que possuem interesse em participar do programa sabe bem, que precisa fazer parte do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas é devido ao fato de existir dois tipos de bolsas, que existem os requisitos do PROUNI para serem seguidos.

  • Se ainda não sabe quais são, confira os detalhes abaixo essas regras:
  • É necessário ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter estudado em escola privada em condição de bolsista integral;
  • Ter estudo seu ensino médio em escola privada de forma parcial, contanto que sua situação também seja de bolsista integral;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ou ser professor permanente em alguma escola pública, sem contar com sua renda;
  • Ter renda familiar de até 1 salário mínimo por pessoa para as bolsas integrais e 3 para as parciais.

Inscrições PROUNI 2020

As inscrições PROUNI 2020 sempre ocorrem no início do ano através do seu site oficial. Como é necessário ter a nota do ENEM, suas inscrições sempre são depois. Veja abaixo como você estará se inscrevendo:

  • Durante o período de inscrição, entre no site do PROUNI, clicando aqui;

Inscrições PROUNI 2020

  • Em seguida, selecione ‘Fazer Inscrição’;
  • Preencha o formulário solicitado com seus dados;
  • Responda todas as perguntas do questionário para prosseguir;
  • E por fim, escolha as opções de cursos para encerrar as inscrições clicando em ‘Prosseguir’.

Cronograma PROUNI 2020

Como já foi dito um pouco acima, o período estabelecido para essas inscrições sempre são no início do ano. De acordo com o site do G1, em sua última edição esse prazo foi mais estendido que os demais nas edições passadas, mas que nessa próxima edição deve ser esperado o mesmo.

Até o momento as datas do cronograma do PROUNI 2020 ainda não foram divulgadas. Mas veja as mais recentes e já tenha um preparo melhor:

  • Início das inscrições: 29 de janeiro de 2019;
  • Encerramento das inscrições: 2 de fevereiro de 2019.

Assim que tivermos mais detalhes, estaremos mantendo você atualizado.


Notas de corte PROUNI

Principalmente para quem está participando pela primeira vez, existem muitos inscritos que não sabem para que a nota de corte do PROUNI. Elas nada mais são que as notas mínimas estabelecidas pelas universidades para ser aprovado.

✓ Saiba como se inscrever também no SISU 2020

Como elas podem variar de acordo com os tipos de cursos e instituições, é importante está acompanhando cada uma delas. Quando uma vaga possui um grande número de inscritos, essa nota sobe.

Notas de corte PROUNI

Consequentemente, quem quanto mais alta for a nota do ENEM do candidato naquela vaga, mas chances ele terá de ser aprovado.


Lista de espera

Já a lista de espera do PROUNI funciona de modo diferente. Quando as vagas são ofertadas para os respectivos classificados, os candidatos seguintes entram nessa lista.

Assim, caso alguma vaga não seja preenchida, os seguintes poderão ocupar esse lugar. Mas é importante lembrar que você deve aceitar participar da lista de espera após a divulgação dos resultados.


Resultados PROUNI 2020

Para saber os resultados do PROUNi  os participantes deverão esperar até que as inscrições estavam encerradas e alguns dias após. Eles poderão ser conferidos através do próprio acesso a página do participante.

Estando em aprovação, o candidato deverá proceder com sua matrícula o quanto antes. Como existe um prazo para essa entrega, é preciso está conferindo os detalhes na bolsa que conseguiu. Além dessas informações também estará a lista de documentos.

PROUNI 2020: Inscrições, Data, Notas, Lista de Espera e Resultados
1 votes, average 5 out of 5!