FIES 2020: Inscrição, Datas, Requisitos, Resultados e Aditamento

FIES 2020 é um programa criado pelo Governo Federal para ajudar os estudantes que não conseguiram aprovação no SISU em uma Universidade pública, e não possuem condições financeiras atualmente para investir em uma da rede privada. O FIES 2020 nada mais é do que um empréstimo, porém, destinado exclusivamente para pagamento de dívidas estudantis, sendo desta forma, um dos principais meios de auxílio para jovens que desejam uma formação superior.  

FIES 2020

FIES 2020

Portanto, continue lendo este artigo para saber como conseguir uma vaga no financiamento do FIES e desta forma dar início a sua vida acadêmica! 

FIES 2020 

Criado pelo Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), funciona como um empréstimo destinado aos estudantes que obtiveram boas notas no ENEM, porém, não conseguiram aprovação no SISU 2020.

Desta forma, o estudante que deseja ingressar em uma Universidade da rede privada, porém, não possui condições financeiras para arcar com as mensalidades, poderá solicitar o financiamento do FIES 2020. 

✓ Veja como fazer a sua inscrição para o:

Após o aluno solicitar esse benefício, ele deverá fazer pagamentos de valores baixos mensalmente para já ir diminuindo a sua dívida futura, e quando terminar o seu curso, ele deverá pagar o valor normal das mensalidades de seu curso. 


Requisitos FIES

Infelizmente, não são todos que podem fazer uma solicitação de financiamento do FIES 2020, existem regras que definem que poderá ou não participar deste programa. 

Veja abaixo quem pode se inscrever: 

  • O candidato só poderá se inscrever caso ele tenha feito a prova do ENEM a partir de 2010 e sua nota média tenha sido acima de 450 pontos e não poderá ter tirado nota zero na redação; 
  • Para participar do FIES, é preciso estar dentro de uma família cuja renda mensal per capita seja de até 3 salários mínimos; 
  • Já para quem possui de 3 até 5 salário mínimos, poderá fazer a solicitação para o P-FIES, cujos juros são significativamente maiores do que a primeira modalidade. 

Sendo assim, quem tiver todos os requisitos das regras destacadas acima, poderá fazer a solicitação do financiamento FIES 2020. 

Porém, as regras para o P-FIES foram alteradas, sendo a partir de 2019, por ordem de inscrição e não mais por nota do ENEM, como declarado pelo portal G1, veja a seguir:

A regra para ser chamado para o P-Fies mudou: a convocação será feita por ordem de inscrição e não a classificatória. Em 2018, apenas 0,34% das vagas do P-Fies foram preenchidas.

Lembrando que o FIES não funciona como um programa de geração de bolsas de estudos como o Educa Mais Brasil 2020 e o PROUNI 2020 ele apenas faz o financiamento do curso para alunos em baixas condições financeiras.


Inscrições FIES 2020 

As inscrições do FIES 2020 possuem datas regulares para serem abertas e só ocorrerão dentro das mesmas, sendo as inscrições feitas exclusivamente por via internet. 

Para ser possível que você realize a sua inscrição, será necessário ter acesso ao site do FIES para isso, pois matrículas feitas de forma presencial não são aceitas para este programa. 

Veja abaixo como conseguir a sua matrícula online: 

  • Clique aqui para ser redirecionado até o site do FIES; 

FIES 2020

  • Se não possui uma conta no site, clique em “Primeiro acesso” e crie a sua; 
  • Se já tiver, basta fazer login em sua conta; 
  • Ao entrar, apenas preencha o formulário de inscrição com todos os seus dados corretamente; 
  • Escolha o curso e a instituição de ensino que deseja; 
  • Por fim, basta enviar o seu pedido de financiamento. 

Após isso, o seu pedido será analisado pela equipe do FIES e da Universidade privada que você escolheu, caso seja aceito, você deverá ir até a unidade da Universidade para apresentar seus documentos. 


Datas FIES 2020

Como dito acima, o FIES 2020 possuí datas precisas de quando irão acontecer todos os seus eventos, sendo liberado um cronograma com bastante antecedência para o público com todas as datas nele. 

Veja abaixo o cronograma FIES 2020

  • 7/02 até 14/02: Inscrições 
  • 25/02: Resultado das modalidades FIES e P-FIES; 
  • 26/02 até 7/03: Complementação da inscrição na modalidade FIES; 
  • 28/02 até 11/03: Complementação da inscrição postergada;
  • 27/02 até 10/05: Lista de espera – Modalidade FIES. 

Ciente destas datas, você deverá ficar atento para a abertura de cada etapa e com isso, participar de todas ela e desta forma, não perder a sua oportunidade de conseguir o seu financiamento. 


Resultado FIES 2020 

Após o período de inscrições, os estudantes devem aguardar o lançamento do resultado do FIES 2020, do qual irá ocorrer algumas semanas após o fechamento da candidatura. 

O resultado será lançado diretamente no site do FIES e para que o estudante possa ter acesso ao resultado individual e saber se foi aprovado ou não, ele deverá ir novamente no site do FIES 2020. 

Veja como fazer isso, logo a seguir: 

  • Entre no site do FIES, ou clique aqui para ir novamente até ele; 

FIES 2020

  • No site, basta clicar no botão “Ver meu resultado”; 
  • Após isso, faça login no site com o seu CPF e sua senha; 
  • Ao fazer o login, você verá se foi aprovado ou não e caso deseje, poderá se candidatar para a lista de espera. 

Com isso, sua consulta pelo resultado FIES estará completa e você já saberá ou não se poderá ingressa neste programa, além de já ter as informações sobre os passos seguintes que você deverá realizar. 


Adiantamento FIES

Ao ser aprovado e já estar dentro do programa, o aluno deverá a cada 6 meses, fazer o Adiantamento FIES 2020. 

Em todas as Universidades sejam elas privadas ou públicas, a cada novo período acadêmico que toma 6 meses como média, é necessário que o estudante faça a renovação de sua matrícula. 

No FIES 2020, esta renovação se chama “Adiantamento”, do qual nada mais é do que a sua rematrícula na faculdade e confirmação para o FIES de que deseja continuar por pelo menos mais 6 meses dentro do programa. 

Além disso, como dito no início deste texto, o aluno deverá fazer pagamentos em pequenas quantias mensais do valor total do FIES, para que desta forma, após ele concluir o seu curso, a sua dívida de financiamento esteja menor do que deveria. 


Contato FIES 

Para tirar mais dúvidas sobre o funcionamento do FIES 2020, basta ligar para a central e atendimentos do programa, veja o número logo a seguir: 

  • Telefone: 0800-616161.